sábado, 3 de maio de 2008

Amor pelo saber ( Introdução)

De origem grega, a palavra "filosofia" (philosophia) significa etimológicamente "amor à sabedoria". O termo foi empregado pela primeira vez por volta do século VI a.C. por Pitágoras (c.580-497 a.C.), que, além de matemático, se dizia "filósofo": isto é, um amigo e amante do saber.
Segundo historiadores, a Filosofia nasceu na cidade de Mileto, no final do século VII e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto (c. 625-558 a.C.). Tanto ele como todos os outros pensadores helênicos (gregos), com algumas exceções, começaram com a indagação: o que é a realidade? Por essa pergunta, principia o pensamento racional humano e a própria Filosofia, que apresenta um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia, isto é, um conhecimento recional da ordem do mundo ou da Natureza (physis).
A Filosofia teria nascido pelas transformações que os gregos impuseram ao conhecimento: da agrimensura (egípcios), fizeram surgir a aritmética e a geometria; da astrologia (caldeus e babilônicos), teriam feito nascer a astronomia e a meteorologia; dos mistérios religiosos de purificação da alma (orientais), fizeram surgir as teorias filosóficas sobre a natureza e o destino da alma humana. A Filosofia é grega no sentido de que possui características desenvolvidas por outros povos e culturas.

8 comentários:

Unknown disse...

porque a filosofia é definida como amor ao saber

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A filosofia explica muitas coisas da vida e do todo, o ser humano vai além da matéria, assim como Freud explica a psicanálise

Claudionor Dantas de Oliva disse...

Rosiane 2° ano ensino médio regular tudo que ele não é , mas quer ser , imagina como existente em seus deuses . O homem crê em deuses não só porque ele possui fantasias e sentimentos , mas também porque ele tem o instituto de ser feliz.

Claudionor Dantas de Oliva disse...

Wisley da Silva Rodrigues 2° ensino médio regular.
Tema: A filosofia do fim da antiguidade à idade média.
"Na introdução a um questionamento...
Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou ainda não quer nem pode, ou quer e pode. Se quer e não pode, e importante: o que é impossível em Deus. Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus. Se nem quer nem pode, é invejoso e importante: portanto nem se quer é Deus. Se pode e quer, o que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então a existência dos males ?
Por que razão é que não os impede ?"

*Eis a questão...!!!

(Coleção os pensadores)

Claudionor Dantas de Oliva disse...

Gustavo Cabral 2° ano ensino médio regular
Tema:deus:uma criação humana

A filosofia cristã se baseia na existência de Deus e na ideia de que o logos de Deus se fez carne, isto é,seu filho Jesus Cristo habitou entre nós para salvar todos aqueles que vivessem de acordo com seus ensinamentos e cressem nele.A filosofia cristã é, então,voltada para salvação.
Mas e se Deus não existe? E se ele for uma criação humana? Essa possibilidade evoca várias questões.


(Homem ante o infinito)

Claudionor Dantas de Oliva disse...

Milena costa 2°ano ensino médio regular
Tema: teologia é antropologia.

"Tal como o homem pensa e sente,assim é seu Deus,o que vale o homem,vale seu Deus e nada mais. A consciência de Deus é a autoconsciência do homem,o conhecimento de Deus é o alto conhecimento do homem. Conhece-se o homem pelo seu Deus e vice-versa,conhece-se seu Deus pelo homem,os dois são a mesma coisa{...}Deus é o interior revelado do homem,o homem expressado,a religião é a revelação solene dos tesouros ocultos do homen.

(Lá esencia del cristianismo)

Claudionor Dantas de Oliva disse...

A sabedoria que nos foi revelada para alcançarmos o amor é de extraordinária competência divina pois somos o amor em busca da real certeza da vida, que assim nos dá a convicção plena que o amor existe e é necessário vital para todos os seres!Claudionor Dantas de Oliva